terça-feira, abril 10, 2007

EMBRIAGA-TE

Devemos andar sempre bêbados. Tudo se resume nisto: é a única solução. Para não sentires o tremendo fardo do Tempo que te despedaça os ombros e te verga para a terra, deves embriagar-te sem cessar.
Mas com quê? Com vinho, com poesia ou com virtude, a teu gosto. Mas embriaga-te.
E se alguma vez, nos degraus dum palácio, sobre as verdes ervas duma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gemeu, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são: "São horas de te embriagares! Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia, ou com a virtude, a teu gosto."
Charles Baudelaire

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom este sr.
Acrescentaria:
Mas sem excessos por causa das cirroses sociais...

Miss Alcor disse...

Que lindo!
Nunca li Baudelaire, mas parece que vou ter de corrigir isso!
Acho que nos devemos embriagar com as coisas boas da vida, só assim podemos eliminar todo o mal que nos rodeia!

Aestranha disse...

Vou já tratar disso! Tenho ali umas belas garrafas... também tenho uns "calhamaços" cheios de prosa quase poética... Mas a virtude é que está falha! Oh virtude!? Viiiiiiiirtuuuuude!? Anda cá filha que eu preciso de me embriagar!

:D

*