domingo, maio 13, 2007

OUTER SPACE SHIT!! (um fait-divers)

"Com mais de 4000 satélites lançados para órbita desde que começou a era espacial, o espaço tornou-se um local muito frequentado" - lê-se no texto de Luís Francisco, na Pública desta semana.
Muito frequentado e muito emporcalhado! - acrescento eu por aqui.
Fotos da NASA e ESA mostram o planeta Terra rodeado de detritos em órbita que - estimam os especialistas - são da ordem das centenas de milhões e crescem dois a cinco por cento ao ano.
E do que é que estamos a falar quando falamos de lixo espacial?
De restos.
Restos de satélites desactivados, parafusos, fragmentos de explosões, motores de foguetões, câmaras de video, chaves de fendas, escovas de dentes, luvas perdidas de astronautas e até matéria fecal! (lovely, hein?)
E o que é que pode acontecer, senhoras e senhores, meninos e meninas?
Às custas de tanta acumulação de destroços, o perigo de uma colisão catastrófica entre uma nave e/ou um telescópio espacial e um "objecto voador mal identificado" é maior que nunca, levando os cientistas mais radicais a afirmar que corremos o risco de ficar aprisionados neste planeta no meio do Universo plantado!
Resumindo e concluindo:
Não é que eu esteja a pensar mudar-me para a Lua, (já me chega o pedaço de rocha lunar que tenho incrustrado na mona), mas este texto dá, (deu-me?), que pensar (um bocadinho). Pensei na forma como tratamos e exploramos TUDO, sempre a deixar rasto, despreocupadamente, como se fossemos os donos e senhores da terra dos outros, da Terra e do Universo...
P.S.: Desculpem o fervor ecológico de final de fim-de-semana... Devo ter uma ética (extra) planetária muito rígida! ;)

6 comentários:

Maria disse...

Não admira que os ETs não nos visitem! Com tanto lixo como é que eles passam?

Agora a sério, os seres humanos são uns porcalhões O_o

Unknown disse...

A Publica está tão mazinha desde a remodelação ...
Já não a consigo ler...
Mas gosto das dicas de beleza e cosmética...

Maria Ostra disse...

Não Maria?
Eu conheço uns quantos... :P

#nbs#,
Concordo. Está um misto de revista Xis e Pública... Mas eu sou FANÀTICA por fait-divers, what can I do? ;)

Abssinto disse...

Preocupante mas tenho medo é que alguma dessas chave de fendas atravesse a estratosfera e me atinja (com a minha sorte, essa é das últimas 3 ou 4 coisas que ainda não me sucederam)

Maria Ostra disse...

Abssinto,
não sei se leste a reportagem, mas pelos vistos é muito possivel o que acabaste de dizer!
Em janeiro de 1997, uma norte-americana foi atingida por um fragmento de 15cm do depósito de combustível de 1 foguetão americano, lançado no ano anterior, so...bewaaree! ;))

Miss Alcor disse...

E meia volta à algum desse lixo que vem parar cá abaixo! Quando vires uma estrela cadente... nem sempre é um calhau do espaço!!! Pode muito bem ser algum padaço de metal, ou qualquer outro lixo!
Realmente... deixamos sempre rasto!