quarta-feira, março 05, 2008

Sempre há cada Polvo...

Pescado e atirado para o fundo do barco, o polvo ali ficou, imóvel, durante muitas horas. Mas quando chegou a terra firme, mergulhado numa tina de água salgada, reanimado, veio à tona da água e gritou: "Um momento!"
Perguntei-lhe o que queria. Ele respondeu: "Conhecer a minha sorte."
Eu disse: "Vais ser fervido, temperado com azeite, sal, limão e salsa e, finalmente comido...
O polvo pareceu desconcertado e abanou o saco, repetindo: "Fervido, temperado com azeite, sal, limão e salsa e comido... não percebo, não percebo mesmo..."
Cheio de curiosidade, perguntei o que previam, no fundo do mar. Inchou-se de prosápia e respondeu: "Não é pouco o que me perguntas, isto é, uma história completa das nossas crenças...nem todos os polvos estariam em condições de satisfazer a tua curiosidade... tens a sorte de te ter calhado um polvo culto... previno-te que é uma longa história."
Querem mesmo saber o que pensam no fundo mar?!
Também eu! Vou ler...
--> Alberto Moravia - Polvos Em Polémica, no livro Contos Surrealistas e Satíricos

5 comentários:

Post-It disse...

LINDO!
:D
Tenho uns quantos livros do Moravia. Muito aconselhável!

Unknown disse...

Moravia é Moravia!

odradek disse...

Pobre polvo! Espero que não lhe tenha acontecido nada de mal!

Vício disse...

isso quer dizer que se uma gajo aparecer junto de uma gaja com azeite, sal, limão e salsa ela entende que ela a quer comer!!!

Maga Ostrológica disse...

Só se já vier cozidinho, também...

;P